sábado, junho 23, 2007

Entrevista com Bujica, O Caçador de Marajás

Bujica e Zico.






Oi gente tudo bem???
O orkut é uma ferramenta de comunicação maravilhosa.
Se bem utilizado, você pode resgatar velhos amigos e encontrar grandes nomes.
E foi assim que aconteceu. Um amigo meu mostrou o orkut do Bujica, O Caçador de Marajás!!!!

O adicionei... Simpático e receptivo, Bujica aceitou fazer essa pequena entrevista.
Afinal... Todo mundo que viveu aquele grande dia quer saber:
Por onde anda o Bujica?


Refrescando a memória...
Cinco de Novembro de 1989... O Vasco da Gama vinha com uma equipe fortíssima.
Era o primeiro jogo de Bebeto contra o Flamengo com a camisa do Vasco.
Nesse jogo, Bujica entrou para a lista dos heróis rubro-negros ao derrotar o até então excelente equipe do Vasco. O herói da partida não foi Bebeto e sim Bujica, com dois gols. Inesquecível.

Confira:
http://www.youtube.com/watch?v=XFj_5W_SiIs

Entrevista:
Olá Bujica... Obrigada por essa entrevista. Pra começar, faça um pequeno resumo daquele 5 de novembro de 1989 para os leitores do meu blog. Como você narraria todo aquele dia?Fale dos bastidores do jogo.
É difícil narrar, foi um dos melhores dias da minha vida, só alegria, só felicidade. Durante o dia, concentração, depois do jogo, comemoração!!

2-Naquele jogo de 1989 você como jogador, vestindo a camisa rubro- negra e comemorando dois gols contra o maior adversário do flamengo, responda:
A camisa faz ou não faz diferença em um Maracanã lotado? Descreva a torcida rubro-negra.
A camisa faz a diferença sim, e em se tratando de FLAMENGO então, nem se fala...
Quanto à torcida, não existe o que falar... a torcida do FLAMENGO é incomparável, é a torcida mais fiel que existe, persistente, sempre acredita no time, mesmo quando não está bem.


3- Como foram seus dias após aquele jogo?
Normais.Sempre fui muito consciente e tranquilo, não deixei o que aconteceu naquele jogo subir a minha cabeça, nem deixar que eu esquecesse as minhas raízes, fiz o meu papel, simplesmente cumpri com a minha obrigação enquanto jogador de futebol. Mas não tem nada melhor que ser jogador do FLAMENGO e fazer gol no vasco

4- Bujica, O Caçador de Marajás. O que sente quando te chamam assim?
É gratificante, receber esse “codinome” por um jogo que marcou a minha vida profissional, é um sentimento muito bom.

5- E de onde vem o apelido Bujica?
Bujica é
um apelido de família. Chamam meu pai de Bujica e todos os filhos dele também. Nas pesquisas que fizemos até hoje não conseguimos descobrir o significado. (risos)

6- Quem é o seu maior ídolo no futebol? E quem foi o melhor com quem você já jogou? E contra?
Sem dúvidas nenhuma, o melhor pra mim, de todos os tempos, foi e sempre será o ZICO. Também joguei com ele, portanto ele foi o melhor que já joguei. Contra?Foram tantos... vamos lá, Júnior.

7- Qual o jogador mais magnífico da história do futebol?
Zico. Não só por ser, na minha opinião, o melhor jogador da história do futebol, mas pela pessoa que ele é.

8- Você participou da despedida do Zico marcando um gol. Comente sobre aquele jogo.
É um dos jogos que eu tenho na minha memória e vai ficar para sempre. Ter participado desse jogo foi também uma das minhas alegrias com a camisa do Flamengo. Vale ressaltar que participei das duas despedidas, a primeira em Juiz de Fora que fiz o 5º gol e a segunda contra a Seleção do Resto do Mundo no Maracanã.

9- Fale sobre sua trajetória no futebol. Quando iniciou e encerrou carreira?
Comecei aos 12 anos no mirim do Estrela do Norte Futebol Clube, em Cachoeiro do ItapemirimES, cidade onde nasci. Aos 14 anos fui para o Flamengo e passei por todas as categorias de base, até profissionalizar, em 91 fui para o Botafogo, depois passei por vários clubes pelo Brasil e fui jogar no exterior,como Grécia, Portugal, Peru, Equador, dentre outros e em 2004 encerrei minha carreira de jogador no clube que comecei, Estrela do Norte Futebol Clube.

10- Você viveu um pouco da época dourada do flamengo. E hoje? Qual sua relação com o clube? E como você vê esses duros anos que a equipe vem passando? Na sua opinião: Qual a solução?
Minha relação com o clube é amigável. A última vez que estive na Gávea foi em fevereiro e fiquei triste, pois achei que estava “abandonada”. Pela sua tradição, creio que o FLAMENGO tem um time muito limitado, o que não condiz como que é realmente o FLAMENGO.
Solução? Parar de contratar jogadores que não tem nada a ver com o clube e dar oportunidade aos jogadores de base, como faziam antes.

11- Falando em seleção brasileira. Você acha que realmente acabou aquela paixão à camisa?Como você encarou a desistência do Kaká e Ronaldinho Gaúcho da Copa América?
Não acho que acabou a paixão pela camisa, temos que começar a ver aqueles jogadores com humanos e não como máquinas. Jogadores que vêm de campeonatos dificílimos, são cobrados fisicamente pelo mundo todo, precisam sim de um descanso. No Brasil temos jogadores muito bons que podem substituí-los, precisam de oportunidade e aí está a chance que a comissão técnica tem de observar esses profissionais.

12- E o Dunga como técnico? Como você avalia o trabalho do ex-jogador e a convocação para a Copa América?
Sinceramente?Creio que a falta de experiência como treinador, deixa a desejar. Não o estou avaliando como jogador, mas como técnico. Vejo que a Seleção precisa de um treinador com mais experiência.

13- O que você faz hoje?
Fiz um curso no ano passado de Treinador de Futebol pela ABTF e estou, por enquanto,observando alguns jogadores e viajando. Eu e alguns colegas estamos com planos de abrir uma escolinha de Futebol no Norte do País, mas ainda nada confirmado.

14- Que recado você daria para essa maravilhosa torcida do mengão?
Acreditem, nunca deixem de apoiar,porque a torcida do FLAMENGO e seu principal jogador.

Agradecimentos:
Ao meu amigo flamenguista e cervejeiro Attila que me mostrou o orkut do Bujica.
Para alguns membros da comunidade flamengoXvasco que sugeriram algumas perguntas.
E é claro ao Bujica. Grande flamenguista.
Valeu!!!
Lívia Albernaz

22 comentários:

Anônimo disse...

Tô pra te dizer que lembro desse jogo...e eu era moleque...
hehehe eo bebeto tomou! hahaha
Grande entrevista!
manda um abraço ao Bujica

Anônimo disse...

Ah sou eu...renan.
sempre posto anonimo.sorry

Anônimo disse...

Muito legal essa sua entrevista minha jornalista preferida!!!
Ele é de cachoeiro é do espírito santo! Legal.

beijos

JL disse...

Muito boa a entrevista, essa garota tem futuro hehe

Unknown disse...

Como disse nosso amigo José Luiz, muito boa essa garota, ops, a entrevista...

Acredito em você, rubro-negra! Você tem um grande futuro pela frente!

Beijos

Unknown disse...

parabens a nossa amiga livia por nos resgatar tal icone do futebol do flamengo... nosso lendario Bujica... causador de dores de cabeça na turminha do dinamite e cia.... em plena estreia do Bebeto no vascu!!

Anônimo disse...

Um grande resgate mesmo. Que você faça mais entrevistas como essas!!!!

Anônimo disse...

Voce tem contato com outros nomes?

Anônimo disse...

Muito legal!

Anônimo disse...

Lívia, parabens pela entrevista. E me lembro dele, começou muito bem no flamengo, e foi para o botafogo, mas logo em seguida ele desapareceu. Bom saber do paradeiro dele - e de saber que ele é capixaba e jogou pelo Estrela. Além disso, muito legal da parte do Bujica te responder.

A propósito, fica a sugestão: seria interessante ter uma seção de entrevistas com jogadores ou personalidades do esporte - mesmo via internet.

bjos, vida longa ao seu blog!

Anônimo disse...

exclente entrevista, excelente blog.
parabéns!

Anônimo disse...

Lívia, adorei! Parabéns pela entrevista e ao Bujica por ser tão gentil conosco! Para sempre lembraremos dos nossos grandes rubro-negros!!! Bj e SRN, forever!!!

Anônimo disse...

LIviaa.. Amiga.. esse realmente é seu destino.. boa sorte em sua caminhada no jornalismo esportivo.. ficou ótima essa entevista.. amiga. tenho orgulho de vc.Mesmo eu sendo do time adversário.. foi uma ótima lembrança de uma episódio marcante.
Bjãoo
da amiga Ju Fiorot

Anônimo disse...

show de bola a entrevista com o caçador de marajás Bujica. parabens Lívia!! bjo

Anônimo disse...

Sem duvida essa entrevista é um grande resgate da história do mengão!
E melhor, um resgate da sina vascaína hehehehehe!

depois me fala o orkut do bujica.Por favor!

Anônimo disse...

Parabens pelo blog. O favoritei.

Anônimo disse...

Onde conseguiu esse grande resgate?????
Parabens, Livinha!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Estava vendo seu blog.
Muito bom.
Pena que atualiza com pouca frequencia. É dificil ver uma garota ser apaixonada por futebol assim e falar tao bem.

Parabéns !

Anônimo disse...

E o Pan esta chegando!!!

Anônimo disse...

Show de bola!

Anônimo disse...

Nao achei o orkut dele.me passa depois.

Anônimo disse...

GRANDE BUJICA!!!!!!!! ESSE JOGO FOI DEMAIS.
1989.