domingo, dezembro 13, 2009

Flamengo: Time de tradição, raça, amor e paixão.



Que o Flamengo tem a maior torcida do mundo, todo mundo já sabe.

Que a torcida rubro-negra é intensa, apaixonada e única, isso também não é novidade.


Mas uma coisa anda me incomodando: Os torcedores de momento. Aqueles que vestem a camisa por baderna ou só porque o Flamengo conquistou um título e que está na moda ser rubro-negro.


Esse tipo de torcedor sai gritando nas ruas, vestindo a camisa que comprou recentemente (já que não tinha nenhuma no guarda-roupa), um amor pelo Flamengo sem sequer saber o nome do goleiro do clube. Sem sequer saber quem é o grande hexacampeão Andrade. Sem sequer saber que no dia seguinte do hexa, o clube estaria elegendo seu presidente. Sem imaginar que no dia seguinte, Patrícia Amorim seria eleita como a primeira mulher presidente de um clube carioca.


Desse tipo de torcedor o meu Flamengo não precisa. Torcedor rubro-negro de verdade tem as cores vermelha e preta como segunda pele. Ou melhor, primeira. Torcedor de verdade está ali presente. Na tristeza ou na derrota. O rubro-negro de verdade é aquele que acompanha o clube o ano todo... Aliás, é aquele que nunca deixa de sequer um dia, procurar uma notícia ou algo referente ao mengão. É aquele que quando o dinheiro e disponibilidade permitem, vai ao Maracanã. É o que é fiel... na vitória e na derrota. É aquele que chora, que praticamente joga junto com o time. É também aquele que se revolta e acima de tudo é aquele que faz do dia da conquista de um título, um momento único e verdadeiro. Este sim merece ser o 12º torcedor do mengão.



Amo o futebol graças ao meu saudoso avô tricolor, Waldir Albernaz.


E hoje meu avô não está mais aqui. Ele se foi em 2003, me deixando esse legado. Futebol aos domingos e radinho de pilha no ouvido. A saudade é infinita e o futebol é a coisa que mais me aproxima do vovô. É o que faz amenizar a saudade. Cada gol, cada notícia do jornal lembra o vovô e no que ele comentaria sobre tal notícia ou jogador. Por mais tricolor que ele fosse, queria meu avô aqui hoje. Queria poder contar a ele que Domingo, eu estava lá no Maracanã, e que 17 anos depois, o meu Flamengo era hexacampeão.


No domingo, lá no Maracanã, com São Judas Tadeu na mão, cada lágrima que escorria pelo Hexa, eram também graças ao Fluminense do meu avô, que contrariou os matemáticos e conseguiu fugir da segundona. Eram lágrimas de agradecimento ao meu avô...pois graças à paixão dele pelo futebol, eu estava ali. Comemorando o título do clube mais amado do mundo.


Meu avô deixou muita coisa boa para mim. Deixou seu exemplo de caráter, honestidade e amor. Deixou sua paixão pelo futebol. Deixou em minha memória histórias contadas por ele como o futebol dos tempos de Garrincha e Pelé. Deixou suas revistas amareladas, uma época dourada do futebol que só pude conhecer através delas. Deixou inclusive, que o meu coração fosse rubro-negro, apesar do desejo dele em me ver tricolor. E ele entendia. Esse tipo de amor não se explica. A gente nasce com ele.



Onde quer que esteja, vovô...


Agradeço por cada segundo que vivi com você, agradeço essa sua herança...
Agradeço que através do seu Fluminense, eu conheci o mengão.

O Flamengo é meu amor.
E meu avô minha maior saudade.

Saudações rubro-negras ao tricolor da minha vida!!!


E obrigada Clube de Regatas do Flamengo, por fazer de mim, a torcedora mais feliz do Mundo.

Torcedora de verdade. Por toda a vida.

Até que a morte nos separe.

3 comentários:

Unknown disse...

Por favor, acesse meu site!

www.djvsports.com

Queria falar com você!

diego.vivan@djvsports.com

Grato!

Márcio Lima disse...

oi Livia Albernaz tudo bem?
estou a procura de jornalistas esportivos para um site que pretendo lançar chamado InfoSite.
Se você se interessar tem um pouco do que será o site no meu blog: http://sessionlimited.blogspot.com/

Aguardo uma resposta.

Anônimo disse...

Muito bom, me vi nas suas palavras quando disse, é aquele que procura noticias do clube todo dia, que veste a camisa na derrota, que acompanha o ano todo, que se preocupa tmb com quem vai ser o pres. Pra esses torcedores a conquista é ainda mais saborosa, pq nós passamos junto com o clube os altos e baixos , a longa caminhada pra chegar a glória