sábado, julho 28, 2007

Acabou.


Franck Caldeira é ouro na Maratona

Thiago Pereira o maior medalhista dos Jogos, carregou a bandeira.

O Rio encerrou os Jogos Pan-Americanos.
Em uma cerimonia simples e em minha opinião um pouco fraca, o Rio se despediu dos jogos. O próximo Pan-Americano será realizado em Guadalajara, no México.

De saldo, algumas certezas positivas. Outras negativas.

De positivo fica a força, coragem e superação do atleta.Exemplos que provam que o Brasil pode chegar longe.
Jade Barbosa, Diego Hypólito, Maureen Higa Maggi, Pedro Lima, Thiago Pereira, Hugo Hoyama, Franck Caldeira e outros tantos são grandes exemplos. Nosso país tem gente de garra que pode ir muito além e conquistar muito mais que números no quadro de medalhas. É só investir.
Em número de medalhas, essa foi a melhor participação brasileira em um Pan-Americano. Com 54 de ouro, 40 prata e 67 de bronze, o Brasil ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas, totalizando 161 pódios. Foi o dobro de Santo Domingo. Lógico que o fato dos jogos serem realizados no Brasil contribuiu para essa avanço, mas um investimento mais claro em esportes como a ginástica provou que nosso país poder ir além. E vamos ver como será em Pequim!

Foram dias de rivalidade, vitórias, derrotas. De positivo também ficam os novos centros de esporte como vimos no maravilhoso ginásio que foram realizados as competições de ginástica e basquete. O Engenhão...O Maracanazinho que esteve mais lindo que nunca.
E o povo brasileiro respira aliviado por saber que o Rio esteve seguro. Pelo menos dessa vez!

De negativo fica a torcida brasileira. Torcida esta que desde a abertura vaiou todos os adversários do Brasil. Considerei as vaias um desrespeito ao atleta estrangeiro e ao esporte. Torcer sim. Aplaudir e incentivar sempre. Mas as vaias foram feias. Vergonhosas. Nem falo pela estrutura que apesar de algumas falhas, estava boa. Refiro-me ao povo brasileiro. Será que este povo está preparado para sediar uma olimpíada? Será que esse povo está preparado a aparecer aos olhos do mundo?
Não. Não podemos fazer feio. Esporte é beleza e foi feito para aplaudir. Grandeza maior é aplaudir o adversário.Esse povo está acostumado com o futebol e suas torcidas organizadas.Temos que estabelecer a diferença entre um esporte popular e um esporte olímpico, individual.Um evento de atletismo e ginástica é diferente dos esportes coletivos.Na ginástica é preciso silêncio para permitir que o atleta execute seus exercícios com concentração. Já em um jogo de voleibol que é um esporte coletivo, a vibração da torcida é o que vale.

De que adianta criticar falta de incentivo do governo se o brasileiro não tem educação?
Acorda povo!

Desse jeito olimpíadas nem aqui... Só na China mesmo!

5 comentários:

Anônimo disse...

vc esta certa.
vaias foram vergonhosas.
e o flamengo!

Anônimo disse...

o encerramento foi tosco!

Anônimo disse...

Gay Franco caiu heheheh.

legal o texto...parabens.
e concordo. as vaias foram ridiculas e motram o quanto esse povo é sem educação!

Anônimo disse...

Nota 10 para os atletas, desde os de ponta até os perebas - qualidade à parte, todos fizeram o máximo - tanto pela motivação da torcida como para o aumento da visibilidade que um panamericano aqui no Brasil traz para eles. Que as empresas continuem apoiando o esporte, e que este pan ajude a dar mais visão para outras investirem...

O lado ruim: nota zero para as vaias da torcida brasileira NA HORA QUE NÃO DEVIA (mostrando uma tremenda falta de educação), a zona que foi a venda de ingressos no início do pan, e para a violência, que apenas foi ofuscada pelo evento...

Infelizmente amanhã vai voltar tudo ao normal: os cadernos de esportes dos jornais vão falar 80% de futebol, a violencia no Rio vai voltar a ser manchete no Jornal Nacional...

Brasil-sil-sil...blergh

Anônimo disse...

O Pan arrazou!