quinta-feira, novembro 01, 2007

A Copa de 2014 é nossa!




Alegria! 57 anos depois do Mundial de 50 no Brasil, no dia 30 de outubro de 2007, a FIFA anunciou o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. A comitiva brasileira esteve na sede da FIFA em Zurique na Suíça para Joseph Blatter oficializar a Copa de 2014, já que o Brasil era o candidato único e só faltava o anúncio oficial do presidente da FIFA.

O povo brasileiro é merecedor dessa alegria, afinal, o Brasil é o futebol. E o futebol é Brasil. O maior campeão da história do futebol não podia ficar muito tempo sem sediar uma copa. O brasileiro sonha com essa Copa desde a decepção de 50 quando o Brasil perdeu para o Uruguai no Maracanã lotado.
Porém, até 2014, muitas águas vão rolar.

Começou na cerimônia oficial com as gafes da comitiva brasileira. Primeiro a escolha dos membros, como o escritor Paulo Coelho que nem no Brasil mora. Depois o discurso do presidente Lula que alfinetou os argentinos em uma atitude antiética. E olha que os hermanos apoiaram nossa candidatura. Lula falou erradamente que o Brasil chorou quando Platini converteu o pênalti em 86. Ora Presidente!!! O Platini chutou a bola para fora naquela decisão por pênaltis. Ele fez o gol com a bola rolando!

Depois do Lula veio Ricardo Teixeira que aposentou o Romário sem este ter pendurado de fato as chuteiras e depois, quando perguntaram da ausência do Rei Pelé, respondeu “que não sabia por onde Pelé andava”.
De um lado a expectativa e euforia do povo brasileiro em ver um mundial em solo brasileiro. Do outro a desconfiança: Afinal, o dinheiro a ser investido, será dinheiro público. E o Brasil com a má fama de desvio de verba pública (mirem-se no Pan-americano) faz com que o povo desconfie da quantia gasta. Começa também a briga de muitas cidades brasileiras para sede dos jogos e infelizmente, o Espírito santo está de fora da briga já que nem Estádio Municipal tem. E esse é o reflexo da fragilidade do futebol capixaba.

Temos que vibrar a Copa de 2014. Mas, fiscalizar também. Não podemos deixar de apoiar um evento desse porte no Brasil com a justificativa da corrupção. O dever do brasileiro é apoiar e fiscalizar sempre.
Vibrem brasileiros! A copa de 2014 é nossa.




Relembrando a Copa de 50.

Se perguntassem ao meu saudoso avô qual fato ele mudaria no futebol fora derrotas do fluminense, provavelmente ele responderia a decisão de 1950.
E eu também!
E olha que nem minha mãe havia nascido naquela época.
Porém, imagino o que o brasileiro sentiu naquele Mundial. A paixão, a expectativa do título e a derrota em pleno Maracanã que estava cheirando a novo!

Segundo meu avô, aquela derrota doeu na alma dos brasileiros. O povo chorou, deixou o coração apertado, machucado. Essa dor do povo brasileiro era apenas o começo de uma história de amor até hoje eterna e sem precedentes entre o brasileiro e o futebol. Naquele remoto 1950, o Brasil organizou um mundial sensacional, com um público espetacular, que só foi superado décadas depois. O Brasil de Zizinho, Barbosa, Ademir de Menezes (que foi artilheiro da Copa) foi brilhante mas perdeupara a decepção de milhões de brasileiros.

O Maracanaço

O trágico jogo final é conhecido como maracanaço, derivada uma expressão latina usada pelos adversários para provocar os brasileiros.
O silêncio tomou conta do Maracanã às 16 horas e 50 minutos do dia 16 de julho. O Brasil precisava de um empate. Saiu ganhando e perdeu por 2 a 1. Desolados, os quase 200 mil torcedores demoraram mais de meia hora para deixar o estádio.
O time brasileiro fez trinta lances a gol (dezessete no primeiro tempo e treze no segundo). Os jogadores cometeram quase o dobro de faltas, um total de 21, contra apenas onze do Uruguai.
E agora em 2014, a nova geração quer vingar 1950 e poder finalmente levantar a taça em terras brasileiras.

Que a justiça seja feita 64 anos depois.
É o que mais queremos...


Este time perdeu a Copa do Mundo de 1950 para os uruguaios em pleno Maracanã.

Em pé: Barbosa. Augusto. Danilo. Juvenal. Bauer e Bigode.
Agachados: Jonhson. Friaça. Zizinho. Ademir. Jair. Chico e Mario Americo.

3 comentários:

Anônimo disse...

concordo com vc! nao podemos dizer nao a copa só por corrupção. chegou a hora do brasileiro mudar essa visao.

Anônimo disse...

eheh estarei com trintao em 2014!!!
jah formado e se possivel com muita grana para nao perder esse espetaculo!

Anônimo disse...

o goleiro barbosa disse q foi muito crucificado por nao ter pego a bola e olha q a culpa nao foid ele.